terça-feira, novembro 01, 2005

 

The Frog


Este helicóptero dos Marines, conhecido como "Superfrog" ou "Battle Frog" têm sido usado desde os anos 60, no Vietnam. Este, especificamente, é de 1970 e acaba de retornar do Iraque, onde participou de 50h em missões por mês - o normal são 12h -, na maioria de resgate de feridos. Serve para transporte de tropas, até dez pessoas, e carrega macas. O motor de 1800 cavalos é capaz de levantar suas 7 toneladas - até 10 toneladas, carga incluída - e voa a 145 nós no máximo. Por dentro, é menor do que aparenta. Não tem armamento pesado nem é capaz de disparar bombas ou mísseis, diferentemente de outras aeronaves de ataque, como o Cobra - que conta com canhões de 20 mm e mísseis de precisão infravermelho. O máximo que carrega são duas metralhadoras 50mm operadas por soldados 'a porta. "É um burro de carga (working horse). Quando você acha que o Frog já fez tudo que podia, ele o surpreende com algo novo", diz o capitão Snowman, um fã do Frog e veterano do Iraque.
O piloto só vê o que está na frente. Um precário retrovisor lateral mal permite que ele veja qualquer coisa. "Não sei quando a parte traseira está chegando ao chão. Vou pela prática. Mas esse helicóptero pousa em qualquer lugar, é impressionante", diz o piloto. A vantagem é que, por não ser uma aeronave de ataque, também deixa de ser um alvo prioritário. "Não tem nenhum furo de bala. Depende do atirador, muitos não têm treinamento", explica Snowman.
A excelente manutenção dos helicópteros é apontada pelo capitão Dixon, piloto de um Cobra de combate, como essencial para o sucesso. "Nossos mecânicos trabalham um número incrível de horas. Nunca abandonamos uma missão por causa de manutenção", diz ele. Dixon, 33 anos e cuja experiência inclui aviões, tem uma explicação curiosa sobre a diferença entre voar aeronaves de asa fixa e helicópteros. "O avião quer voar; os helicopteros, há sete forças lutando umas contra as outras para ele não voar; quando todas funcionam ao mesmo tempo, dá certo", conta Dixon.
Posted by Picasa

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