segunda-feira, outubro 10, 2005

 

A Primeira Emenda, Liberdade de Imprensa



A tão falada Primeira Emenda diz respeito 'a liberdade de religião e de imprensa e está gravada na parede de entrada da redação do Chicago Tribune, na Tribune Tower, prédio de 36 andares e estilo gótico, construído em 1925.
Dez emendas compõem o Bill of Rights, o corpo de leis de direitos fundamentais do cidadão, não coberto inicialmente pela constituição, focada na formação do Estado.
(http://usinfo.state.gov/usa/infousa/facts/funddocs/billeng.htm)
Curiosidade: A falta de uma conjunção adversativa ("or") na quinta linha fez com que o texto tenha sido reesculpido na parede, apesar de o sentido não ser alterado pela omissão. "Pedimos para mudarem a Constituição, mas não quiseram, e acabamos corrigindo aqui mesmo", brinca o ex-editor do Tribune (21o), Howard Tyner, presidente do Board of Directors do World Press Institute.
O hall de entrada do Tribune - construído por uma firma de NY, que, vencedora do concurso, embolsou US$ 22 mil, uma fortuna na época - é repleto de frases de presidentes, publishers e jornalistas sobre a Liberdade de Imprensa.
"Quanto mais próximo você estiver do inimigo, tão mais próximo estará de Deus." Robert McCormick, chamado de "Coronel", o mais famoso e folclórico publisher e editor do Times, cuja benção era necessária para qualquer candidato republicano 'a presidência. O jornal mantém-se conservador hoje e endossa nos editoriais candidaturas republicanas - como a de Bush. O Coronel comandou o jornal com mão-de-ferro entre os anos 20 e 1955, quando morreu, e seu conservadorismo provocou o ódio dos negros em relação ao jornal. Construiu a Tribune Tower e fez do diário o mais lido do país. No seu tempo, o staff do Comercial não podia nem entrar na redação.

Outras frases na Torre, sobre a Liberdade de Imprensa:
"Esta é a verdadeira liberdade, quando homens nascidos livres, tendo de aconselhar o público, podem falar livres. Aquele que pode e fala, merece ser louvado; para que aquele que nem pode nem vai falar, possa manter a sua paz. O que pode ser mais justo em um estado do que isso?" Eurípedes
"A inteira e absoluta liberdade de imprensa é essencial para a preservação do Governo com base em uma constituição livre." Daniel Webster
"Deixe as pessoas conhecerem os fatos, e o país estará a salvo", Abraham Lincoln
"Dê-me liberdade para distinguir, exprimir e debater livremente de acordo com a minha consciência acima de todas as outras liberdades." Milton

Posted by Picasa

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?