quarta-feira, outubro 05, 2005

 

Parte da História


Reverendo Williams, companheiro de luta e seguidor de Martin Luther King foi preso 18 vezes durante o movimento de Direitos Civis.
Aos 81 anos, trabalha no M.L. King Historic Site pelo National Park Service, fazendo a visita guiada da casa da família King (foto acima). O avô era o pastor mais bem pago do estado da Geórgia e a família morava no bairro negro mais rico dos EUA, entre "shotgun houses" (se derem um tiro de espingarda - shotgun - da porta da frente, a bala vai entrar a casa e sair pela porta de trás, sem atingir nada: Casas pobres) e as ricas. Dizem que a casa deles era de classe média, mas não: era rica. Seis quartos, ampla e tudo de mais moderno, aquecimento central, fogão a gás, etc.
Williams tem a voz negra do "deep, deep south", como se refere 'a Geórgia. A expressão traz a idéia de segregação racial, religiosidade e conservadorismo - Atlanta era a "capital" do Sul.
"Era um tempo perigoso. Se um branco dissesse que ia te matar, não era uma ameaça, era uma promessa", diz Williams, sobre a vida no Deep South até os anos 60.
"A História nem sempre é bonita. 'As vezes é rejeitada, 'as vezes refutada, embaraçosa, mas a História é a História. Muitos de nós eram agredidos, maltratados, presos, arrancados do carro, linchados."
Esta é parte da História da vergonha dos EUA.

Posted by Picasa

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?