terça-feira, outubro 11, 2005

 

O valor do jornal não está no alto da primeira página

O New York Times custa "One dollar", como está escrito no alto de sua capa. Aos domingos, o preço passa a US$ 3.50 em NY e US$ 5 em outros estados.
O Washington Post custa US$ 35c do dia-a-dia e US$ 1.50 aos domingos.
O Chicago Tribune é US$ 1.50 aos domingos. (600 mil semana; 900-950 mil domingos)
Esses jornais no domingo são uma maçaroca, o dobro da grossura dos nossos, e pesam quilos. Impossível ler mais de um em um dia. Impossível ler um inteiro em um dia.

O Globo é R$ 2 durante a semana e R$ 3.50 aos domingos. (300 mil; 400 mil circulação)
O JB sai quase pelo mesmo preço: R$ 2 e R$ 3
O DIA é R$ 1.30 durante a semana e R$ 2,50 no fim de semana. (180 mil; 250 mil)
Folha custa R$ 2,50 durante a semana e R$ 4 aos domingos (350 mil; 430 mil)
Estadão - 2,50 segunda a sábado

Se supusermos que, comparativamente - em termos de poder aquisitivo -, US$ 1 nos EUA equivale a R$ 1 no Brasil, nossos jornais são caros.
É que aqui no Norte a mídia aceita "prejuízo" nas vendas, contando com a circulação e o dinheiro da publicidade, que corresponde a 80% da receita dos grandes jornais. A tendência é dar os jornais de graça, mas o temor é o preconceito contra produtos gratuitos. Uma vantagem deles é que quase não há despesa com jornaleiros: ou é assinatura ou são aquelas caixas de metal nas ruas que guardam e cospem diários em troca de moedas.
Alguns jornais, como o NY Times e o Chicago Tribune, já deram o primeiro passo e testam o modelo. Lançaram tablóides distribuídos gratuitamente. O do Tribune tem como foco o público jovem (18-34 anos) e se chama Red-Eye; o do Times é entregue nas estações de metrô.
(Colaborou Teresa Fayal)

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