segunda-feira, outubro 17, 2005

 

Laptop de US$ 100 (R$ 238) para meninos do Brasil e do mundo

O Brasil acompanha de perto um dos principais projetos atuais do Laboratório de Mídia do MIT: o inovador computador portátil de US$ 100, projeto desenvolvido desde 1983 pelo professor Nicholas Negroponte. O objetivo é distribuir laptops em larga escala e baixo preço, para crianças de escolas de países em desenvolvimento - o Brasil lidera um grupo de parceiros. "O computador vai revolucionar o ensino no mundo e se tornar o meio pelo qual os alunos vão aprender sobre tudo: matemática, cultura e economia", diz, entusiasmado, o atual diretor-executivo do Lab, Walter Bender.
Enquanto o projeto do MIT não sai do papel, o Brasil adota um projeto até 14 vezes mais caro - Cidadão Conectado, ou Computador para todos, com o preço máximo de R$ 1.400, financiado, embora não restrito a crianças.
Visual despojado - camisa xadrez, calças bege, meias brancas furadas e tênis New Balance -, apenas o cabelo grisalho e ondulado lembra o estereótipo de um cientista. Ele já esteve no Brasil conversando com o Ministério da Educação e incentivadores do projeto, como o publisher do Grupo Estado, Rodrigo Mesquita.
Os últimos detalhes do equipamento, como a "arquitetura" do software, estão sendo definidos este mês, e o primeiro protótipo será apresentado no mês que vem, em Túnis, Tunísia. É um computador simples, com recursos básicos mas com o equipamento necessário para as crianças nas escolas, orientado para o aprendizado delas. As escolas farão a recarga dos aparelhos, principalmente nas áreas onde eletricidade não seja disponível para todos.
De acordo com o MIT, o Brasil pode começar a usá-los a partir do ano que vem.
"Como os meninos vão levar o laptop para casa, a máquina passa a fazer parte da vida deles, integrada 'a escola, 'a comunidade e 'a família. Eles precisam experimentar, acertar e errar sozinhos."
O preço baixo vai poder ser obtido pela produção em larga escala do computador, em fábricas nos paises que usarão a tecnologia.
Um dos modelos da primeira geração tem a tela com alta definição em preto-e-branco e baixa resolução colorida. "Vai ser equipamento de primeira categoria. Queremos pôr computadores nas mãos de crianças do mundo todo", resume Walter Bender.

EMPRESAS DE PONTA BANCAM PESQUISA E "ROUBAM" TALENTO DO MIT
O MIT é um dos mais respeitados e famosos institutos de tecnologia do mundo e seu Laboratório de Mídia serve para como uma espécie de centro de pesquisas de algumas das principais corporações de comunicação do planeta. Empresas como Motorolla, Toshiba, Samsung e outras "doam" US$ 40 milhões (R$ 92 milhões) anuais como patrocínio - cerca de 70% do orçamento anual do MIT, que atua nas áreas de Física, Desenho industrial, Biologia e Inteligência Artificial, entre dezenas de outras.
"Eles não patrocinam um projeto específico. O dinheiro é administrado pelo MIT. As empresas também enviam sempre profissionais de ligação que acompanham os projetos, passam tempo aqui, conversando com professores e alunos. Muitas tecnologias que vêem aqui servem de idéias ou pontos de partida para inúmeros projetos deles", explica Alexandra Kahn, relações-públicas do Laboratório de Mídia.
Como bancam as pesquisas, as empresas têm livre acesso 'as technologies desenvolvidas pelos grupos de 30 professores, 160 alunos de mestrado ou doutorado e 200 na faculdade que atuam no Lab. Entre os estudantes, há gente de 22 nacionalidades - 30% são mulheres. "Buscamos alunos brilhantes de qualquer lugar do mundo. Não importa de onde venham: o que queremos são pessoas motivadas, com altas expectativas acadêmicas, idéias inovadoras e que queiram tornar o mundo um lugar melhor", diz Alexandra.

POSSÍVEIS USOS COMERCIAIS DOS APARELHOS DO MEDIA LAB
1 - Celular com sinal de mau-humor (ou "Medidor de Grosseria")
Mulheres reclamam sempre que os maridos não prestam atenção ao que elas dizem. O "Medidor de Grosseria" tem o sistema que monitora o tom de voz do marido durante a conversa e, ao fim da ligação, emite um sinal indicando que ele não foi suficientemente atencioso ou interessado.
2 - Telefone com Personal Trainer
É um passo adiante do Medidor de Grosseria.
Como sabemos que nem sempre conseguimos comunicar aquilo que queremos e as pessoas muitas vezes nos entendem errado, seja porque estamos estressados ou por outro motivo, o Personal Trainer nos indica ao fim da chamada se fomos agressivos, amigáveis, interessados, firmes e cooperativos.
3. Combinação Perfeita:
Como negócios dependem de relações pessoais, os estilos dos vended ores e negociadores nem sempre são os mais adequate a todos os clientes. O Combinação Perfeita classifica o estilo de conversa de cada vendedor para colocá-lo em contato com o cliente certo.

Segundo Pentland, os aparelhos estão sendo negociados com grande empresas de mídia e podem estar disponíveis para venda em um ano.
(Fonte dos usos: Artigo Socially Aware Computation and Communication, de Alex "Sandy" Pentland, na IEEE Computer Society)

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?