segunda-feira, outubro 10, 2005

 

A Cidade da Arquitetura

Se você é arquiteto, espero que já tenha vindo a Chicago. Se não veio, corra, está atrasado. Se não é arquiteto, venha também. É estonteante.
Tudo começou com o Grande Incêndio (Great Chicago Fire), em outubro de 1871, que durou 3 dias. Como a lenda da fênix (*), a cidade renasceu a partir de suas próprias cinzas.
A partir daí, a reconstrução se deu sempre com um olho na arte e na originalidade que deve norteá-la. Tudo é moderno, mesmo o antigo. A cidade pariu os primeiros arranha-céus do mundo, nos anos 20. "Foi aqui que tudo começou", escreveram os editores da Architectural Digest. Desde então, tudo é na base dos concursos de arquitetura. Pontes, prédios, esculturas. "Chicago é o lugar de origem da arquitetura moderna e é considerada pelo Instituto Americano de Arquitetos a mais importante cidade arquitetônica nos EUA", explica texto na Torre da Sears (p.s.2).
Não se fala muito de Chicago fora dos EUA. Mas aqui todos sabem que a terceira maior cidade do país é viva, rica, exuberante em arte e juventude. As ruas são belas e elegantes; a gente é bela, elegante, moderna; os prédios são belos, elegantes, modernos e imponentes.
Deixam os arranha-céus de NY para trás. Tamanho não é documento.

p.s.: Os moradores de Chicago sabem de tudo isso e, vaidosos, tem a certeza de que tudo aqui é melhor e maior que no resto do planeta.
p.s.2: Após o atentado de 11 de setembro, que destruiu as Torres Gêmeas do World Trade Center, a cidade ostenta o prédio mais alto dos EUA: é a torre da Sears (1.450 pés, cerca de 450 metros), um dos mais sem-graça. Do topo, é possível ver quatro estados diferentes: Illinois (claro), Michigan, Wisconsin e Indiana. Só vi Illinois e, mesmo assim, mal. As nuvens cobriam a cidade e a visibilidade era péssima (próxima de 0 na escala que vai até 5).

* A verdade da fênix
"Você não ouviu contar que a ave fênix renasce de suas cinzas? Pois não existe essa tal ave fênix. Fênix, phoenix em grego, significava a palmeira e uma ave, e o provérbio dizia que a palmeira renasce de suas cinzas, isto é, que se incendeia uma floresta de palmeiras e estas voltam a brotar. E os que depois ignoraram que se tratava da palmeira, atribuíram o milagre à ave."
UNAMUNO, Solilóquios e Conversações
(Colaborou Anninha Gomide)

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?