quarta-feira, outubro 05, 2005

 

Bob Steele's questions for good ethical decisions (Poynter Institute, St. Petersburg, FLA)

1. O que eu sei? O que preciso saber?
2. Quais são as minhas preocupações éticas?
3. Qual é o meu propósito jornalístico?
4. Que políticas da empresa e linhas profissionais devo considerar?
5. Como posso incluir outras pessoas, com diferentes perspectivas e idéias diversas, no processo de decisão?
6. Quem são os acusados - aqueles afetados pela minha decisão? Quais são as suas motivações? Quais são legítimas?
7. E se os pápéis se invertessem? Como eu me sentiria se eu estivesse no lugar do acusado?
8. Quais são as consequências possíveis de minhas ações em curto e longo prazo?
9. Que alternativas maximizariam minha história e minimizariam o dano?
10. Eu posso justificar completamente a minha idéia e minha decisão para os meus colegas, os acusados e o público?

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?