quinta-feira, setembro 29, 2005

 

United my Ass!


Casal volta da manifestação contra a guerra do Iraque, em Washington D.C., domingo passado. O adesivo dela é "United my Ass" (A tradução seria "Unidos é o cacete", sendo que Ass é bunda, em inglês); o dele diz "No more Bushit" (trocadilho de bullshit, mentira, besteira).
Como há muito tempo não se vê, os EUA estão claramente divididos entre os que atacam com veemência o presidente George W.Bush e sua política de guerra e os que o defendem. Há muita raiva e descontentamento, e os nervos estão 'a flor da pele.
Os estados do país são divididos entre Blue States (Democratas) e Red States(Republicanos), segundo os resultados das últimas duas eleições presidenciais - trato desse assunto também na matéria "Até aqui, a América é só azul, esperemos a Geórgia", de 29 de agosto (Arquivo).
As cores surgiram na TV e se fixaram no imaginário popular. É curioso ver os republicanos, conservadores históricos, usarem a cor dos comunistas e socialistas. O fato é que, na TV, o vermelho se sobressai ao azul... É preciso lembrar que, nos EUA, as eleições não são como no Brasil. Os estados têm um número pré-estabelecido de votos, dependendo da população e do número de representantes na Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados deles), mais dois, número de senadores, igual para todos, como no Brasil (temos 3). Quem tem a maioria simples no estado, leva todos os votos para si. Para vencer~, são precisos 257 votos do Cólégio Eleitoral. É enrolado, mesmo. Eles batalham, no fim das contas, pelos estados que estão na dúvida, e meio que abandonam aqueles onde sabem que vão perder, por serem tradicionais redutos do adversário. A estratégia também evita gastos ainda maiores com a campanha.
Posted by Picasa

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?