quinta-feira, setembro 08, 2005

 

The New York Times, O Maior

Fomos hoje ao maior jornal do mundo. São 1200 no staff e 43 correspondentes efetivos no exterior, afora os freelancers e contratados - só no escritório em Bagdá, são 30 pessoas (entre jornalistas, seguranças e motoristas), que ficam 5 ou 6 semanas, por 3 de folga nos EUA.
E fomos recebidos com pompa e circunstância (?), em uma sala superelegante, para um café da manhã. Pois é, Também ficamos surpresos, e felizes, principalmente após fria na maioria dos lugares aqui em NY.
Estiveram conosco em uma escassa mas produtiva hora ninguém menos que o Editor-Executivo (o chefão), Bill Keller, vencedor do Pulitzer em 1989 (Cobertura da União Soviética); o Ombudsman (Public Editor), Barney Calame; o repórter investigativo Walt Bogdanich, vencedor do Pulitzer deste ano; Susan Chira, editora de Internacional, e Ethan Bronner, sub de Internacional.
"Posso parecer um pouco sentimental, mas considero o NY Times o melhor jornal deste país. Isso porque contrata os melhores repórteres - com 6 ou 7 anos de experiência -, adota um alto padrão de qualidade e tem uma grande ambição, que o distingue dos outros. Temos mais correspondentes que jamais tivemos e nos esforçamos muito para nos sair extremamente bem", explicou Keller.
Todos nos trataram com muita cordialidade, mas naturalidade, sem estrelismo.
A pena foi que a discussão durou apenas uma hora. Pareceu bem mais, pelo menos.
Passamos pelo Pulitzer Hallway, com fotos e artigos dos vencedores do prêmio.
A redação é grande e moderna, mas eles se mudam no início de 2007 para um novo prédio, de 46 andares! Só vão usar parte, o resto vão alugar.
É um lugar meio mágico. Todos nós, jornalistas profissionais, viramos estudantes, fãs, e admiramos tudo o que víamos. Saí rindo feito um bobo.
E sonhando em um dia trabalhar para o The New York Times.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?