quarta-feira, setembro 28, 2005

 

Na redação do Washington Post

1. Filosofia
"May all your efforts bear fruit, may all your opinions carry weight."
("Que todos os seus esforços dêem frutos, que todas as suas opiniões tenham peso.")
Cartazes ao lado de uma cesta de uvas.
2. Brazil??
Um mapa-múndi de 7m de largura por 3m de altura está na parede do hall dos elevadores no andar da redação, o quinto do prédio simples e ordinário na 15th Street. Lá estão marcados todos os lugares no planeta onde o Post tem escritórios ou correspondentes (22 no exterior). O único na América do Sul fica em... Buenos Aires. O correspondente é americano. Está aprendendo espanhol e não fala português. O subeditor de Internacional, Peter Eisner - que morou no Brasil por 3 anos, fala bem português e me convidou para um almoço na cafeteria do jornal dois dias depois -, também considera um erro grave. Entre os vários relógios com os diferentes fusos do mundo, na editoria de Internacional, as horas na Cidade do México, Bogotá, Lima (+1), Londres, Casablanca (-1), Bagdá, Moscou, Dubai, Islamabad... Nada de Brasil.
3. Pimenta nos olhos dos outros é refresco
Uma promoção de publicidade dos classificados do jornal mostrava a foto de pessoas comuns, com os dizeres: "Consegui meu emprego por causa do Washington Post."
Na sala de reuniões de pauta do Post, um cartaz mostra a foto do presidente Gerald Ford, vice de Richard Nixon, que assumiu com a renúncia do titular, em agosto de 1974, por causa do Watergate. "Consegui meu emprego por causa do Washington Post."
O presidente Ford autografou o quadro. "Ele tinha ótimo senso de humor", disse o editor do Post, James Rowe. Como seria o quadro de Nixon? "Perdi meu emprego por causa do Washington Post"?
4. Tradição
A sala de reuniões do Washington Post tem alguns rituais. São 11 cadeiras ao redor da mesa, e sofás e poltronas ao redor. Cada editoria tem a sua cadeira certa na arrumação da mesa - o editor-executivo na cabeceira -, e em todas as reuniões a ordem de quem fala é sempre a mesma, ao longo de anos e anos: Nacional, Internacional, Metro (Cidade), Economia, Estilo, Esportes, Fotografia e Arte.
No dia em que eu e três fellows voltamos 'a redação para almoçar com Eisner e Rowe, havia 35 pessoas na sala, sem contar a gente. Nove negros na sala, três 'a mesa. No dia seguinte, a Nacional teria 27 páginas; a Metro, 17, e a Financial, 9. Perdi o resto.
5. Nixon Resigns
É também nesta sala que está emoldurada, em bloco de bronze (?) usado para imprimi-la, a página da queda de Richard Nixon, em agosto de 1974 (foto abaixo). "Nixon renuncia", diz a manchete. A assinatura não é de Bob Woodward e Carl Bernstein, mas da repórter que cobria a Casa Branca, Carroll Kilpatrick (Matéria está em http://www.washingtonpost.com/wp-srv/national/longterm/watergate/articles/080974-3.htm).

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?