quarta-feira, setembro 14, 2005

 

M.I.T. deixa qualquer um complexado

Estivemos hoje no media Lab do MIT (Massachusets Institute of Technology), Cambridge. Fascinante.
É um dos mais importantes centros de pesquisa no mundo, responsável pelo desenvolvimento do projeto do lap top de US$ 100 - o Brasil está interessadíssimo e lidera grupo de países que podem se beneficiar. O governo federal quer implementar o projeto, cujo protótipo está em fase final de desenvolvimento e deve estar pronto em novembro. A idéia é distribuir nas escolas computadores a TODOS OS ALUNOS da rede pública. "Será uma revolução no ensino e na forma de aprender", diz o diretor do Media Lab, Walter Bender.
Outro projeto é um dispositivo que identifica pelo tom de voz o grau de interação e interesse de uma pessoa pela outra. Serviria para paquera, adolescentes, etc. Os testes acertaram em 80% das vezes se a pessoa ganharia aumento ou não pelo tom da conversa nos 3 primeiros minutos com o chefe - técnicas aprendidas em escolas de business acertam em 20% das vezes. O mesmo conceito é aplicado a celulares, que dizem ao fim da conversa se o seu tom foi adequado ou não - como se o marido prestou atenção adequada ao que a mulher disse...
Os celulares também identificam se há amigos seus - com o mesmo aparato - juntos em algum lugar, para que vc possa se unir a eles. Lá também foi inventado o despertador "Clocky", que foge dos tapas do dono, de manhã e cada dia aparece num lugar, o que faz o dono ter de levantar para desligá-lo.
Parece um imenso laboratório do Professor Pardal.
E a gente não se sente muito inteligente.

Comments:
oi
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?