sábado, agosto 13, 2005

 

O Começo de Tudo

Quem diria, Raphael Gomide, você com um blog? Pois é.
Vou escrever, em princípio, sobre meus 4 meses de viagens pelos EUA, durante minha bolsa do World Press Institute (worldpressinstute.org), fundação baseada em Minnesota em prol da liberdade de imprensa. Todo ano, a WPI seleciona 10 jornalistas de todo o mundo para uma imersão no jornalismo, cultura e política norte-americanos.
Os fellows visitam os principais jornais do País, assistem a palestras de professores do Macalester College - onde estudou o secretário-geral da ONU, Koffi Annan -, têm aulas de jornalismo investigativo, computer-assisted journalism, e viajam pelas principais cidades dos EUA para visitas e conversas. O programa dos últimos dois anos está no site da WPI.
Vou relatar o que achar de mais interessante das aulas e visitas, em uma espécie de arquivo pessoal. Devo escrever também minhas opiniões sobre o Brasil, política, Direitos Humanos, violência e temas diversos.
Não serei chato, prometo.
Breve perfil:
Raphael Gomide, 28 anos, jornalista, carioca.
Trabalho atualmente para o jornal O DIA, do Rio. Já passei pelo Lance! (99-2000), Folha de S.Paulo (2000-2001), Jornal do Brasil (2001-2002), O Estado de S.Paulo (2002-2003).
Em 2004, ganhei o Prêmio Mundial de Direitos Humanos da Anistia Internacional, pela série de reportagens Escravos do Século 21, publicada pelo DIA entre 15 e 17 de novembro de 2003.
A série recebeu Menção Honrosa do XXIº Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos e pela Ordem dos Advogados do Brasil-RS, com colaboração da Associação ARFOC-RS, ARFOC/Brasil e UITA, União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, Agricultura e Afins - Regional Latino Americana.
Escravos do Século 21 também foi finalista dos prêmios da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e do Prêmio Tolerância, da ONU, ambos em 2004.
Em 2003, participei como bolsista do Seminario-Taller en Temas de Política y Gestión Social, promovido pela Fundación Nuevo Periodismo, fundada e presidida pelo escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?