segunda-feira, agosto 29, 2005

 

Até aqui, a América é só azul: esperemos a Geórgia

Ontem fomos a um rio onde fizemos um passeio de bóia - câmara de pneu de caminhão, né?, e à noite joguei boliche. Sábado saímos à noite depois de voltar de viagem da semana da fazenda (4 dias tirando leite de vaca, uma andada a cavalo que me rendeu dores na perna até sábado) e 3 dias em um jornal pequeno em Eau Claire (Wisconsin), 60 mil habitantes, onde fiquei com um repórter de Pesca e Caça do Leader-Telegram e uma professora de francês de high school. Fizeram festa para mim e me levaram a um bar na sexta, cujos donos foram ao Rio nos últimos 4 anos, adoram música brasileira e me deram uma camisa do bar, um livro de um escritor talentoso - professor universitário - que estava lá e cita o bar no livro, e um pin.
Hoje, estivemos no centro de Saúde da Universidade de Minnesota, a maior dos EUA em número de alunos.
Falamos hj com o epidemiologista Michael Osterholm (autoridade mundial em bioterrorismo e em combate a pandemic influenza, da Ásia - que se desenvolve em aves. Diz que o potencial é para matar até 120 milhões de pessoas e que cedo ou tarde vai estourar. Não prevê vacina para Aids no tempo de vida dele. Disse que afirmou isso em 1984 (George Orwell...) na 1a página do NYTimes, depois de a secretária de Saúde americano dizer que teria uma vacina em dois anos. É catastrofista e meio metido, mas foi interessante. Acho q vou escrever algo sobre isso pro jornal.
Viajamos para NY sábado, e começa então nossa viagem de dois meses na estrada.
Os americanos que temos conhecido são inteligentes, cultos, generosos- e democratas, todos críticos a Bush. Fala-se muito nos Blue (democrat) and Red (republican) States e em suas diferenças. Steve Berg, ex-correspondente em Washington D.C. para o Star Tribune, maior jornal de Minnesota e um dos 15 mais prestigiosos do país (362 jornalistas!!!), faz uma metáfora que pega a alma das diferenças:
Red Blue
Cowboy (John Wayne) x Dude (Cary Grant)
Open range x Cities and Culture
Individualx Community
Freedom, self reliance (to carry a gun, etc) x Planned order
Exploitation of natural resources x Conservation
Muscle x Brain
Sentiment x Art
States x Federal
Jefferson x Alexander Hamilton
The right Nation x The Economist
Wal Mart x Starbucks
Motors x Hike
Skis x Snowmobiles
Como pode imaginar, estamos em um estado azul. O Macalester College é um dos melhores do país e dos mais liberais - college é um undergraduate degree, sempre antes do graduate degree na Univesity. Os estudantes são progressistas e inteligentes, parte da elite financeira e intelectualdo país. Mais inteligentes e maduros que os brasileiros, na média. Há muitos estrangeiros, tb. A maioria dos alunos passa ao menos um semestre em um país de sua escolha na América Latina, África ou Ásia.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?