quarta-feira, agosto 24, 2005

 

Animal Farm

Acabo de passar quatro dias em uma fazenda leiteira (dairy farm) em Allen, Wisconsin (1000 habitantes, cidade exclusivamente rural), com os Olson, uma adoravel familia que cria 197 cabecas de gado jersey. Fiz de tudo um pouco, mesmo as coisas mais dificeis, como acordar as 6h22 (so um dia), tirar leite de vaca, dirigir trator, dirigir um Gator (veiculo 4x4) usado para tudo, sujar a mao, a camisa e a calca de bosta de vaca e nao ligar, enfim. tambem consegui andar a cavalo, mas infelizmente so uma vez. Uma vizinha passou por la a cavalo e peguei emprestado por uma meia-hora. Me diverti muito.
A raca Jersey (animais marrons e relativamente pequenos) produz aproximadamente de 40 a 50 lbs de leite bastante gorduroso (mais de 4% de gordura, em media) por dia, destinado para uma empresa que produz manteiga e queijo. O leite vale pela quantidade, mas principalmente pela porcentagem de gordura e proteina - acima de 3,5% e 3% respectivamente, ganha-se bonus. A media dessas jerseys e de 4,2-4,5% e 3,9% para proteina.
Sao duas duas ordenhas mecanizadas por dia, separadas, em media por 12 horas. A primeira comeca por volta das 6h50 e a segunda, 17h30, 18h. Entre 85 e 100 vacas sao ordenhadas por dia - o restante e de halves (menos de 2 anos, ainda nao tiveram filhotes e nao produzem leite) e calves (bezerros). Gary Olson, o dono, construiu um milking parlor engenhoso para a ordenha, normalmente feita em estabulos, onde cada vaca tem seu minicurral. E tudo muito clean. Fiquei impressionado ao ver tudo limpinho as 6h50 de domingo, antes da ordenha. Durante, lava-se o coco no chao com mangueiras o tempo todo. Antes da tirar o leite, joga-se spray sanitario nas tetas para prevenir infeccoes e bacterias; apos 1 min, seca-se o spray e limpa-se eventual coco ou sujeira nas tetas; poem-se as ordenhadeiras, que caem automaticamente quando a vaca reduz a producao.
E um retangulo, mais ou menos dividido em 3 partes; nos dois extremos ficam as vacas, enfileiradas e viradas de costas umas para as outras, com as tetas apontadas para o centro, onde, 1m abaixo, em uma plataforma, ficam os fazendeiros. Ninguem precisa mais arriar, se abaixar e dobrar os joelhos, levantar... a cada vaca. As tetas agora ficam na altura dos olhos e basta empurrar as ordenhadeiras automaticas e colocar uma em cada teta, para a succao.
O trabalhador fica protegido por barras de ferro e uma capa de plastico maleavel que impedem coices e que o rabo cheio de coco o atinja na cara. "Ha uma relacao direta segundo a qual quanto mais sujo de merda estiver o rabo, mais provavelmente a vaca vai esfrega-lo sua cara", diz Gary.
O principal e que ele nao precisa mais se abaixar e ajoelhar, o que previne graves problemas de joelho que ele e muitos fazendeiros tem. Interessante.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?