quarta-feira, agosto 31, 2005

 

2. Amor aos 16, casamento aos 18 (Os Amish, again)

É difícil encontrar um Amish solteiro com mais de 20 anos. Os jovens casam-se aos 18 ou 19 anos, pouco tempo depois de ter permissão paranamorar, aos 16. Nos Estados Unidos, 18 é a idade mínima para casar sem a permissão dos pais, e os Amish já se adaptaram a mais estaregra. Normalmente, os casais se conhecem na igreja e na vizinhança.Os casamentos só devem acontecer entre membros da comunidade.Sem contraceptivos, as famílias Amish são numerosas. Não é raro vermais de dez filhos em uma casa. Pé no chão, roupa simples e reservadamesmo para as crianças, que são tímidas e desconfiadas. "Papai não está em casa. Foi pescar. Não sei onde. Não sei que horas volta",disse a menina de aparentemente 12 anos que atendeu o repórter navaranda da casa, ladeada por duas irmãzinhas. O pai, Abush, é um ancião e tinha concordado em falar comigo, mas aparentemente mudou de idéia na última hora. Os Amish não gostam muito de mídia.
Henry Mast, 15 anos, ainda não sabe quem vai namorar. "Quando fizer 16 anos, vai ter idade para ir atrás de meninas", disse Dennis, o cunhado. "Vou poder, se elas não correrem", brincou Henry. A vida entre os Amish não é tranquila para todos. As restrições impostas e as tentações do moderno mundo exterior, logo ali do lado,balançam a cabeça de muitos jovens. É comum haver deserções de jovens,que resolver, mesmo contra muita pressão da comunidade e de seuslíderes, abandonar o grupo e tentar a vida só. A falta de laços comoutras pessoas e grupos torna a tarefa mais difícil. Uma vez fora dacomunidade, porém, a pessoa é isolada."Eles têm o direito de ir embora, para os 'ingleses". Mas aí não são mais Amish", resume Dennis. "Tem uns quatro por aqui, atrás daquele morro. A gente pode até falar com eles, mas não pode visitar e baterpapo".Ele só dirigiu uma vez, escondido. "Eles são diferentes, mas tão logo entram no carro com a gente para ir pescar ou caçar, jogam o chapéu para lá e relaxam", diz FFFFF, cujo filho trabalha para um grupoAmish, como motorista e ajudando em outras coisas que eles não podemfazer por causa da religião. Também são bons empregados, diz FFFFF. "São honestos, não bebem nem causam problemas".
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE OS AMISH
Filme: "A Testemunha", com Harrison Ford, 1985
População estimada nos EUA: 180 milLugares onde vivem nos EUA: 22 dos 50 estados. Ohio (45 mil),Illinois, Pennsylvannia, Indiana, Nova Iorque, Kentucky, Tenessee,Minnesota, Wisconsin, entre outrosTipo de religião: Fundamentalista Cristã, protestanteDoutrinas semelhantes: Anabatista, Menonita
Criador: Jacob Amman (1644-1720), suíço
Doutrinas semelhantes: Anabatista, MenonitaCriador: Jacob Amman (1644-1720), suíço

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?